FANDOM

Cquote1 Onomatopeia? É o barulho que meu gato faz quando mija no tapete Cquote2
Oscar Wilde sobre Onomatopeia

Cquote1 Pow! Plaft! Crash! Cquote2
Batimã sobre Onomatopeia

Ficheiro:Centopeia gd.jpg
Ficheiro:Roy Lichtenstein Whaam.jpg

Onomatopeia é uma palavra...

COF! COF! COF!

Perdão, eu preciso parar de cheirar gatinhos Onomatopeia é uma palavra que

SPLASH!!!

Puta que pariu, essa merda caiu toda em cima da minha mesa. Só um segundo, vou limpar.

SQUISH! SQUISH! SQUISH!

Bem, o que eu tava dizendo mesmo? Ah, sim, a onomatopeia. Palavra feia, não? Onomatopeia é uma palavra que se assemelha a um som, na intenção de

.............FFFFFOOOOOOOOOOOOOOOOOM!!!

Que porra é essa q- Bosta de caminhão, como é que eu posso escrever com todo esse barulho? É só um segundo, não saia daí, vou fechar a janela. Agora, sem interrupções.

Eu disse "representar", certo? ONOMATOPEIA É UMA PALAVRA QUE SE ASSEMELHA AO SOM QUE QUER REPRESENTAR!

Oooooof!

Desculpe, às vezes eu passo da conta, mas, de um jeito ou de outro, a coisa vai! A introdução já foi. Agora vamos falar sobr-

POUPOUPOUPOUPOUPOUPOU!

POU? Que diabo é isso?! O Ano Novo começou mais cedo esse ano ou o quê? O povo tá agitado lá fora... Deixa pra lá, devem estar testando os fogos.

AU AU AU AU AU AU!
Ficheiro:Kerplop.jpg

Rex! Quieto! Cachorro idiota, com medo de barulho... bem isso me lembra do próximo assunto. Uma coisa interessante sobre as onomatopeias é que essas palavras são escritas de modo diferente em línguas diferentes. Rex, por favor, você pode latir em coreano?

MEONG! MEONG! MEONG!

Viu só? Não é divertido? Você pode achar que é nojento comer um cão que faz “au au” mas acho que um cão que faz “meongs” é bem gostosinho, não é, Rex?

CAIM! CAIM! CAIM!

Estou só brincando, cachorro besta.

SCHLEP! SCHLEP! SCHLEP!

Que legal, agora o teclado tá cheio de baba de cachorro... Deixa eu dar um jeito nessa coisa logo... OK, onde eu tava mesmo? Ah sim, claro, os quadrinhos da Marvel!

THWIP!
Homem Aranha! Não, não, não, não, não, Parker, sai daqui, faz favor! Você tá adicionando um efeito indesejado de humor aleatório no meu artigo, ok? Valeu, você até que é bem educado, não quero nem pensar no que aconteceria se fosse o Wolverine. Ok, sim, histórias em quadrinhos usam essa coisa, mas você nunca vai ver a palavra "onomatopeia" em nenhuma delas, acho que você entende o porquê. Bem, talvez aquele hippie esnobe metido a esperto Alan Moore pudesse escrever "onomatopeia" nas suas oh-que-graphic-novels, já que ele não escreve nenhuma onomatopeia mesmo. Agora vamos ver, o que mais eu posso dizer? Hmmm... Ah é, hmmm, e ah! também são casos de onomatopeia, mas a palavra "onomatopeia" mesmo não é onomatopeia. Isso não é nem um pouco criativo, né? Como onomatopeia poderia ser escrita como onomatopeia?
clickclickclick
o som dela sendo digitada? Mas quando você a diz, como você representaria o som do som sendo falado? AAAAA!, agora eu tô confuso! Agora os exemplos práticos:

Como é? Você esperava por algo além desta explosão nuclear? Mentalize a onomatopeia, esta é a palavra, espírito pequeno e simplório. Abstrato demais pra você, não? Tá legal, tá legal, já que insiste, aí vai:

Demorou demais? Você não sabe que o som vem depois da luz? Você devia ouvir a explosão vários segundos depois do clarão. Saco, eu tenho de explicar tudo... tá bem, tá bem, vamos tentar com som sincronizado. Para vosso deleite, preparei um show de onomatopeias. Primeiro round:

Então, você já sabe o que é uma onomatopeia? Parabéns, camarada, pensei que essas coisas aí em cima estavam completamente obscuras... Segundo round então. Do renomado lingüista Julius Larossa, sua tese de doutorado sobre o uso musical das onomatopeias. Aí vai: Obrigado por ler e assistir…
CRASH!

(maldita porta.)

Veja -Poing!- também Editar

en:Onomatopoeia it:Onomatopea ja:擬音語・擬態語 pl:Onomatopeja

Também no FANDOM

Wiki aleatória